Notícias
INTERMED HOMECARE – e a pandemia de COVID-19
13/07/2020 - INTERMED HOMECARE – e a pandemia de COVID-19

A pandemia causada pelo vírus SARSCoV-2, que se iniciou em Wuhan(China) no fim de 2019, evoluiu rapidamente para outros países ao longo dos meses, causando inúmeras mortes, prejuízos sociais e econômicos incomensuráveis (até a data da construção deste texto: pessoas acometidas 12.945.505, com 571.444 mortes, destas 72.151 no Brasil).

               Quando lançamos luz a essas pessoas que perderam suas vidas, chama atenção o fato de aproximadamente 70% estarem acima de 60 anos de idade e 60% serem do sexo masculino. De acordo com um estudo realizado no Distrito Federal, 86% dos óbitos apresentavam outras comorbidades prévias à infecção.

               Dentro desta ótica, é cristalina a importância de se utilizar mecanismos de prevenção aos pacientes que se encontram em Homecare, uma vez que todos são portadores de múltiplas comorbidades e são expostos diariamente a visita de inúmeros profissionais (os quais podem trabalhar em diversos estabelecimentos de saúde), e também recebem a visita de familiares que mantêm suas atividades diárias com exposição social.

               A equipe técnica da Intermed Homecare estruturou diversas atividades relacionadas ao uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), educação continuada visando explicar sobre a transmissão do vírus, sinais e sintomas e tempo de afastamento em caso de sintomas gripais.

               Buscando reduzir os riscos de exposição ao COVID-19 pelos pacientes assistidos pela INTERMED HOMECARE reduzimos a rotatividade dos profissionais nesses domicílios, ajustando as escalas dos técnicos de enfermagem, diminuindo, quando possível, algumas atividades de equipe multiprofissional (psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermagem) analisando minuciosamente cada caso, preconizando a segurança e a reabilitação do paciente. Quanto as visitas médicas, as mesmas respeitaram a lei 13.989 sancionada em 16/04/2020, assim como a resolução do CFM 2.227/18, que permitem ao profissional médico realizar teleatendimentos, e quando necessário, atendimentos in loco.

               Através desta estratégia, alcançamos nos últimos quatro meses resultados expressivos, apresentando apena 6 casos positivos entre nossos colaboradores (de um total de 350 profissionais e aproximadamente 6000 visitas mensais) e nenhum paciente contaminado até o momento.

               O êxito alcançado se deve principalmente ao comprometimento de todos os colaboradores que vem cumprindo rigorosamente as medidas sanitárias com a máxima primazia, assim como o esforço realizado pela empresa para tentar ofertar o maior número de EPIs possível em um momento de grave escassez desses materiais. Vale ainda ressaltar o papel fundamental dos familiares que entenderam a importância do distanciamento social e as medidas de higiene das mãos com álcool gel ou água e sabão, e o uso de máscaras, mesmo dentro de suas casas.

               Finalizo agradecendo por fazer parte dessa história e através do meu trabalho como médico busco retribuir o carinho aos colegas e familiares de todos os envolvidos nessa pandemia.

 

Dr. Johannes Samuel de Almeida - Médico de família e Comunidade / Cuidados Paliativos

CRM 134.183

Médico Coordenador - Intermed Home Care